Silêncio


Um dia desses, eu fiz um retiro de um dia de silêncio... Ficar sem falar não é exatamente o meu problema, para quem me conhece... rsrsrs E um retiro de silêncio não significa necessariamente ficar sem falar. Mas ficar sem falar pode criar condições para aquietar a mente e simplesmente observar.



Um retiro o força a parar, e observar a mente. Apesar de não falar muito, minha mente é bem ativa, então fazer um retiro de silêncio mostra muitas coisas e é desafiante. É impressionante como nossa mente é tagarela e repetitiva. E é essa tagarelice que nos impede de nos conectarmos num nível mais profundo com a nossa mente-coração, com o nosso ser.

O ego gosta de se apropriar da tagarelice da mente e da influência externa para se mover no mundo. O nosso ser nos fala por meio do coração, da sabedoria interna. Quando não temos contato com o nosso ser, o ego finge que é autônomo e não percebe o quão fantoche é de seus pensamentos e emoções. O meio de se reconectar é pelo silêncio, pelo aquietar da mente-coração. Só assim, vamos criando brechas e oportunidades de treinar nosso ego a ficar à disposição da sabedoria interna que é maior do que ele.

Também, por meio do silêncio, podemos nos reconectar com todos os seres e perceber que não estamos sós. Dessa maneira, vamos curando o vazio interior, a sensação de separação e solidão. É um caminho de treinamento para toda vida, que para mim vale muito a pena. Permite que eu veja meus demônios internos, diminua o julgamento do outro, que abra mão da necessidade de controle e simplesmente entregue. Meu aprendizado!

Quando vamos trilhando nosso caminho, verdadeiramente conectados com o coração, entendemos o outro em seu caminho também. A compaixão vai aos poucos tomando espaço, pois a bondade do coração vai falando, vai mostrando, vai acolhendo... Sabemos que de alguma maneira o mistério da vida vai mostrando o que é preciso aprender. e o que não vale mais à pena ficar gastando tempo.

Convido você à parar um pouco, se sentar, ajeitar a sua coluna, deixar seus ombros relaxados... Fechar os olhos ou mantê-los semi abertos, e focar na energia do coração, ou simplesmente na respiração. Se sua mente se dispersar, volte sua atenção para o coração ou para respiração. Fique ali por um minuto, deixando os pensamentos simplesmente passarem por sua mente.


Um abraço do coração,
Juliene